terça-feira, 19 de maio de 2009

Como lidar com Orçamento estudando para Concursos



Uma questão importantíssima na nossa vida de concurseiro é o orçamento, não é verdade? Se não nos organizarmos e sairmos comprando todos os materiais de qualidade que desejamos e, até certo ponto, precisamos, caímos em um problema que pode tirar nossa concentração para o estudo e nossa tranqüilidade: o endividamento. É claro que devemos ter fé que iremos passar no concurso, mas, como sempre diz a minha mãezinha, "não devemos contar com o ovo na ganlinha!".
Por isso, um orçamento deve ser sempre equilibrado e bem planejado, para que a coluna de passivos não ultrapasse a coluna de ativos da nossa vida(economicamente, e não contabilmente falando).
Você pode até controlar os gastos na sua prórpia agenda ou caderno, mas esse acompanhamento deve ser feito com seriedade para uma boa análise dos resultados.
O melhor método de se organizar financeiramente é anotar tudo aquilo que se gasta, ou seja, ter controle absoluto dos gastos, para saber para onde está indo o seu dinheiro. Sabendo disso, fica bem mais fácil se controlar e evitar jogar dinheiro onde não lhe trará retorno.

Posto abaixo uma tabela para organização de orçamento completa, que pode ajudar àqueles que ainda não têm esse tipo de controle.


Link: Planilha de Controle de Orçamento

Fonte: Café com Bytes

Nenhum comentário:

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...