domingo, 23 de agosto de 2009

Concurso da Receita Federal se aproxima

Mais um passo foi dado para a realização do Concurso da Receita Federal 2009: foi dado início aos preparativos para o concurso interno de remoção dos atuais servidores da Receita. Esse concurso é importante para saber-se para onde abrirão as vagas para os novos candidatos a Servidores da Receita Federal. É nele que os servidores desejosos em se movimentarem de área de atuação na Receita são transferidos, segundo seu aproveitamento nas provas. O atual e recém-efetivado Secretário da Receita, Otacílio Cartaxo, informou que até a sexta-feira dia 21 de Agosto estariam definidas as regras para a remoção dos atuais servidores. Segundo ele, o procedimento de remoção será realizado antes da publicação do edital do novo concurso, mas a transferência dos servidores só será realizada após a posse dos novos servidores. O edital do concurso externo tem prazo até Outubro para ser publicado, mas a ESAF espera que isso aconteça antes do estabelecido. Segundo a banca, o edital já está pronto e será praticamente nos moldes do de 2005, com alguns ajustes somente.
Só nos resta mesmo estudar o que falta e nos preparar para a prova, pois, pela quantidade de matéria cobrada, atualmente, o tempo é nosso pior inimigo.
Fonte: Folha Dirigida

Edital 2005: Clique aqui

domingo, 16 de agosto de 2009

Concurso Receitas estaduais - ICMS-SP, ICMS-RJ...

Pessoal, todos sabem que vive "pipocando" concurso para fiscal de rendas por aí, né? Alguns exemplos são os recentes concursos para Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo (ICMS-SP) e Fiscal de Rendas do Estado do Rio de Janeiro (SEFAZ-RJ). Apesar disso, várias pessoas focam somente o tão sonhado concurso da Receita Federal e nem se inscrevem nos outros concursos da área, ou por não terem interesse, ou por não terem estudado as matérias específicas. Os motivos da falta de interesse podem ser vários, desde escassez de dinheiro, pois vida de concurseiro não é mole, até a falta de interesse no próprio serviço.
Caso o motivo seja o primeiro, a inscrição nos concursos não deve ser enxergada como uma despesa, mas sim como um investimento, sabe porque? Simples. A cada vez que prestamos novo concurso, exercitamos áreas da inteligência somente trabalhadas naquele momento. Problemas de "branco", "medo", "adrenalina" e falta de tempo só são dirimidos com o exercício real dos concursos. Alguns macetes de chutes, qual prova começar primeiro ou como aproveitar melhor o tempo de prova, ainda que sabidos na teoria, só são realmente adquiridos na batalha real, ou seja, realizando provas.
Portanto, não devemos ter medo de realizar provas para as quais há matérias que não estudamos, pois, além de estarmos exercitando as matérias que estamos estudando, estaremos adquirindo certas habilidades que os "novatos" em concursos não têm e, um passo adiante de nossos "adversários", mais perto ainda de nossa tão sonhada vaga.
Ah! Além disso, vai que Deus dá uma ajudinha e você passa no concurso do ICMS?! um salário razoável daqueles não faz mal a ninguém, né? Abraço a todos e boas provas!

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...