segunda-feira, 29 de março de 2010

A prova Dissertativa - ESAF - ATRFB 2009

Com muita alegria pela aprovação na Objetiva, agora vem outra batalha nessa guerra, que é a prova dissertativa. O melhor modo para aprimorar a sua capacidade de dissertação é formulando redações. Na semana anterior à prova, procure fazer pelo menos duas redações, com conteúdo relevante e de acordo com o que poderá ser cobrado na prova, por dia. Existem cursos, como o Ponto dos Concursos e o Canal dos Concursos que abrem turmas de dissertativas. Eu mesmo comprei o curso do Ponto e gostei muito. Os professores são muito solícitos e sempre estão disponíveis no fórum do curso para tirar as dúvidas remanescentes e corrigem a sua redação bem rápido. Além disso, foi disponibilizado um bizú para as dissertativas, com os pontos mais relevantes e possíveis de cair na prova. No meu caso, que foi Comércio Internacional, o Rodrigo Luz, professor da disciplina no curso, acertou bem o que cairia (MERCOSUL). A correção da redação não foi muito boa, tendo sido alvo de reclamações por quase todos os candidatos. Os professores que corrigiram não anotaram com clareza os erros observados, como deveria, apenas puseram um monte de "tracinhos" ao lado direito da prova (reservado à correção), tolhendo, desse modo, a possibilidade de apresentação de recurso. Minha nota foi boa (81,25), mas poderia ter sido melhor se eu não tivesse enrolado os conceitos de Normas de Origem e Certificado de Origem.
Enfim, graças a Deus fui aprovado no concurso, mas não dentro do número de vagas. Como há muitos que passaram também para AFRF, é possível que haja outra chamada para completar as vagas. Fiquemos na torcida!

Desvendando o Concurso da Receita Federal: Oportunidades e Preparação

Se você é um entusiasta da área fiscal ou busca uma carreira estável e desafiadora, certamente já ouviu falar sobre o tão almejado concurso ...